Em 2020, o mundo inteiro começou a vivenciar as consequências da pandemia do novo coronavírus, que entre tantas, podemos citar as mudanças que ocorreram drasticamente no universo da educação: fomos todos levados a considerar a educação a distância, o ensino híbrido e remoto como alternativas possíveis de modo que o uso das tecnologias para planejar, construir e mediar os recursos e processos educativos foi mais necessário do que nunca. Tudo indica que este é um movimento que só irá se fortalecer e, portanto, precisamos estar preparados.
Considerando a importância desta etapa para o desenho de ofertas educacionais, bem como as características da Educação a Distância, é fundamental delimitar as bases desta modalidade de ensino.
Qual a importância destes conhecimentos para potencializar o processo ensinoaprendizagem?
Diante deste cenário, trataremos sobre esse processo ao longo dos capítulos componentes deste livro. No primeiro capítulo, procuramos desenvolver uma visão crítica sobre o processo educativo na era das redes, ou sociedade da informação. No capítulo dois, fundamentamos nossa concepção de ensino-aprendizagem e apresentamos outras que, ao longo dos anos, também modificaram e embasaram as formas de ensinar. Por fim, no terceiro e último capítulo, partimos para os aspectos práticos: o que é planejar, por que devemos planejar e como fazer isso.
Ao longo da leitura, apresentamos também a história de Heloísa, profissional que, pela primeira vez, terá que realizar um planejamento educacional de um curso EaD autoinstrucional, em situação de aprendizagem disposta ao longo do conteúdo. À medida que você for evoluindo nos seus estudos, também terá a oportunidade de compreender como esses desafios podem aparecer na prática por meio da vivência da nossa personagem Heloísa, assim, esperamos que você compreenda os conceitos básicos e saiba aplicá-los no seu fazer.
Boa leitura!